Visitantes

Nós temos 48 visitantes online

1º ano - Recursos Pedagógicos

A programação envolve atividades variadas, destinadas a promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outros itens, a educação física e os jogos, a educação sensorial, a socialização, a prática do pensamento criador e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo do senso estético, em um esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.

As atividades individuais e coletivas processam-se através de estudos dirigidos de educação artística, por meio da música, das artes visuais, da dança, do teatro e da exploração do meio extra-escolar, através de excursões e visitas a vários locais, tais como: museus, zoológicos, parques, sítios, fábricas, brinquedotecas etc.

Essa investigação da realidade inicia-se com a exploração da escola (espaço físico e trabalho dos funcionários) e segue de acordo com os interesses e necessidades da criança, proporcionando-Ihe um enriquecimento experimental das atividades propostas em sala de aula. Exemplo disso são as aulas de lnformática e Culinária.

A - SEMANA DE ADAPTAÇÃO
Em todos Os dias da primeira semana de aula, desenvolvem-se atividades diferentes, que proporcionam uma recepção festiva e entretenimento agradável para as crianças.

B - EVENTOS SOCIAIS
Com o apoio de todos os educadores e equipe técnica, são promovidas atividades sociais dinâmicas com a participação dos alunos. Estão incluídos festas, aniversários, passeios e outros eventos, sempre apoiados em reflexão pedagógica.

C - BIBLIOTECA
O livro é valorizado como recurso pedagógico e estímulo a criatividade, além de ser um canal privilegiado para o conhecimento do mundo.

É desde cedo que devemos despertar na criança o interesse e o hábito da leitura.

A escola também dispõe de uma bibliografia para a informação do professor, a fim de que ele possa enriquecer cada vez mais seu trabalho.

D - FESTAS
Cabe a escola enviar aos pais., no inicio do ano, o calendário com a relação de todos os acontecimentos com data prevista e, alguns dias antes do evento, a confirmação através de circular.

Algumas festas contam com a participação dos pais, propiciando assim uma maior integração com a escola:
- Dia das mães
- Festa Junina
- Festas de Encerramento (exemplos: Natal)

As principais datas comemorativas de cada período didático são realizadas de acordo com a realidade da escola, com o apoio de toda a equipe de professores e da Coordenação.

E - Exposição DE TRABALHOS
Em reuniões de pais e feita urna exposição dos trabalhos elaborados. pelas crianças de todas as turmas, em todas as áreas. Essa exposição permite um acompanhamento - por parte dos pais - da evolução dos alunos ao longo do ano letivo.

F - ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Passeios considerando-se a necessidade e a importância de um contato maior com natureza, são realizados passeios a áreas verdes.

A escolha do local é determinada pelo objetivo pedagógico e leva em conta a segurança do lugar.

Acampamento
Durante todo o primeiro semestre, as crianças são preparadas para essa atividade, que exige autonomia e responsabilidade, sendo informadas de que dormirão uma noite fora de casa. Aquelas que não participam desta atividade tem aulas normais.

Teatro
Duas datas são reservadas durante o ano letivo para espetáculos teatrais. As crianças assistem as apresentações na escola ou vão ao teatro.

As peças são escolhidas criteriosamente, em consonância com o trabalho pedagógico e a faixa etária das crianças.

Login

Código do Aluno
Data Nascimento - Formato: 00/00/0000

 

Busca no site