Visitantes

Nós temos 49 visitantes online

1º ano - Proposta Educacional

Criar condições para que a criança explore ativamente com todos os sentidos.

Se o adulto respeitar o desejo de explorar da criança e compreender que essa é uma das formas mais importantes de ela aprender, tomará então providências para que haja amplas oportunidades de ação.

Dar as soluções de seus problemas é privar a criança de descobrir por ela mesma, o que significa privá-la da oportunidade de aprender.

Para a criança, o acesso aos materiais, a liberdade de manipulá-Ios, transformá-Ios e combiná-Ios à sua maneira e o tempo para fazê-lo são os elementos essenciais do processo de descoberta.

0 processo de seleção de materiais, atividades e objetivos ajuda a criança a se considerar uma pessoa que pode gerar  ideias e estruturar o seu próprio tempo. Dá-lhe a possibilidade de se considerar uma "pessoa que sabe fazer coisas" e é capaz de resolver problemas. Porém, não basta dizer que deve fazer opções e estruturar o seu próprio tempo. É preciso a ajuda de adultos que induzam a tal liberdade.

Adquira técnicas na utilização de instrumentos e equipamentos (por equipamentos entendemos brinquedos de roda, estruturas para trepar, máquinas fotográficas etc.).

Essas experiências são importantes para desenvolver as capacidades necessárias a execução de ações mais controladas e complexas. Auxiliam a criança a fazer coisas por si própria e a resolver problemas mais complicados, experimentando relações de causa e efeito, além de desenvolver a coordenação das ações de movimento.

Utilize os grandes músculos.

Uma aprendizagem com todo o corpo e, para tanto, ha inúmeras atividades na área de Movimento.

Tome a seu cargo a resolução das próprias necessidades.

Os adultos que esperam que a criança faça as coisas por si própria, que a encorajam e lhe dedicam tempo, estão estimulando, de maneira ativa, o conceito que ela tem de si como alguém que é capaz de fazer as coisas por si mesmo, tão bem como os outros as fazem.

Login

Código do Aluno
Data Nascimento - Formato: 00/00/0000

 

Busca no site