Visitantes

Nós temos 65 visitantes online

1º ano - Material Pedagógico

O material pedagógico do 1º ano foi criado tendo como subsidio o Referencial Curricular Nacional e as inovações ocorridas no campo da educação, as quais temos sempre a preocupação de acompanhar. Com ele, fica evidente que o nosso trabalho parte da criança concreta e real e permite a ela "ler o mundo" e crescer através de amplas oportunidades de ação.

Os objetivos gerais e específicos, bem como a fundamentação das áreas e a teoria de vários aspectos, constantes no manual, também tiveram como base os Parâmetros Curriculares Nacionais.

A parte visual foi concebida em função não são de mostrar-se ainda mais enriquecida e favorável as necessidades de todos, em especial das crianças, como também de procurar levar em consideração tudo o que norteia o desenvolvimento de uma criança na faixa etária de 6 anos. Assim, trabalhamos com fichas acondicionadas em pastas. A intenção de utilizarmos o recurso das fichas é buscarmos, acima de tudo, provocar nas crianças, a cada proposta lançada, a sensação do inédito. Somente para as disciplinas de Música e lnglês fazemos uso de caderno de espiral, pelo fato de terem urna aula por Semana e para facilitar a organização para o professor.
 
Trabalhamos, desde o início, com códigos, determinando para cada disciplina uma  cor. Essa decisão foi tomada em virtude de reconhecermos a importância do desenvolvimento da função semiótica nas crianças e de querermos contribuir para essa evolução. A letra cursiva aparece não são nos títulos das fichas como na própria rotina diária, o que não impede o aparecimento da letra de forma, que dela advém. Em principio, a letra cursiva tem todo um subsídio visual compatível com o desenvolvimento global e natural da criança. O aluno deve encontrar na escola o lugar propicio para vir a adquirir e saber usar esse tipo de letra.

Todas as propostas feitas, quer na forma de fichas, quer na de atividades, possuem níveis de exigência e complexidade condizentes com o que a criança é capaz de realizar nessa faixa etária.

As fichas devem ser utilizadas como atividades e não como recurso para simples registros de vivências.

Em todo o trabalho buscamos ter a literatura infantil como apoio para desenvolvermos as ideias, sabendo que assim vamos ao encontro do interesse das crianças.

Login

Código do Aluno
Data Nascimento - Formato: 00/00/0000

 

Busca no site