Visitantes

Nós temos 55 visitantes online

1º ano - Avaliação

POR QUE Avaliar?
Nessa etapa, a finalidade básica da avaliação é que sirva para intervirmos, tomarmos decisões educativas, observarmos a evolução e o progresso da criança, planejarmos e, se preciso, modificarmos determinadas situações, relações ou atividades.

0 mais importante não é emitir um juízo, definir uma situação, mas propor hipóteses, contrastá-las com as de outras pessoas adultas que se relacionam com a criança, comprová-las e modificá-las quando se considerar que não correspondem à evolução da criança.

Assim, a avaliação deve servir para a modificação e melhoria da nossa prática, de modo a estimular e favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.

COMO SE AVALIA?
Para podermos realizar uma avaliação completa e objetiva é preciso recolher dados, observar, obter informações para compreender melhor as crianças e suas necessidades.

Para isso, o importante é termos a capacidade de sermos receptivos, de escutar, de observar, de perguntar etc.

Um instrumento útil para podermos refletir sobre o que acontece na aula é o "registro diário", no qual se anotam as situações, as experiências e os diversos aspectos da caminhada do grupo, das crianças individualmente e de seus processos, seja no âmbito da aprendizagem seja no âmbito relacional e de grupo.

A postura do professor em relação à avaliação deve ser a de um educador, possuidor de uma leitura clara, objetiva e pedagógica.

De acordo com as características de cada escola, o relatório de avaliação pode ser descritivo, retratando as descobertas, experiências, vivências e conquistas da criança em vários aspectos, ou um formulário com questões sobre os diversos aspectos do desenvolvimento da criança, respondidas pelo professor.

Observação: em http://www2.objetivo.br/default.asp , encontram-se modelos de avaliação.

Login

Código do Aluno
Data Nascimento - Formato: 00/00/0000

 

Busca no site